O Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (EDICC) é um evento organizado anualmente pelo corpo discente do programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC), do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Visa promover discussões relacionadas à produção e divulgação de conhecimentos nas áreas de ciência, tecnologia e cultura.

Em 2022, o EDICC 9 será realizado em formato híbrido nos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro. Nessa edição, o evento contará com mesas-redondas, apresentações orais de trabalhos e eventos culturais.

EDICC 9: (Re)ocupar e (re)existir

Verbetes:
Ocupar;
1. Tomar ou estar na posse de; (2). Preencher um espaço ou um território [uma ideia]; (3). Estar instalado em determinado lugar; (4). Exercer, desempenhar.
Existir;
(1) Ter existência, viver, subsistir, ser; (2) Durar; (3) Estar vivo.
Resistir;
(1) Opor resistência, não ceder. [enfrentar]; (2). Defender-se; (3). Durar, subsistir, conservar-se.
Reconstruir:
(1) Reedificar; (2) Formar de novo; (3) Reconstituir; (4) Reformar, reorganizar.

(Re)ocupar e (re)existir: Em 2020 o mundo passou a viver uma pandemia. Isto nos levou à desocupação dos locais públicos, de interação e de modos de existência como sociedade. Nos levou a ocupar o ambiente virtual, longe de amigos, familiares e colegas. Nos levou a buscar alternativas e meios de nos relacionar. Foi preciso resistir. E, em meio a tantas políticas de extermínio, para resistir foi preciso especialmente existir.

Em 2022, após meses (re)existindo, podemos, cada vez mais, (re)ocupar espaços: materiais, conceituais, afetivos. E, seres dinâmicos que somos, não somos capazes de reocupar de forma inerte: ao reocupar, também reconstruímos espaços! Espaços que foram desocupados, isolados, abandonados e desmontados. Espaços que nos foram tomados para servir a projetos políticos e mercadológicos cujas agendas visam o desmonte e o desmate; a violência e a violação; o extermínio e a extinção; o descaso e o desapego. A estas agendas é preciso nova e cotidianamente resistir. Levar a sério a vida e os modos de existência, como nos ensinam povos originários, plantas, fungos, animais, organismos invisíveis, mulheres e transviados, crianças, a arte, as favelas e a própria terra.

Por isso, buscamos inspiração no lema “Ocupar e Resistir” que historicamente ecoa em diferentes movimentos de luta e ocupação no Brasil. Estes movimentos também nasceram de contextos como os que vivemos hoje, nos quais se atritam políticas de retrocesso e lutas de resistência.

Agora, novamente, é preciso ocupar e (re)ocupar.

Ocupar as ruas, as urnas, as universidades, a arena política, a ciência, as artes.

Ocupar com nossos corpos: múltiplos, outros, plurais e resistentes corpos.

Ocupar com nossos saberes e fazeres.

Ocupar discursos e ocupar ideias.

Chegamos para integrar e entrelaçar, de forma inter e multidisciplinar, os olhares sobre Ciência, Comunicação, Artes e Cultura.

Na 9ª Edição do Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (EDICC), convidamos todes a ocupar! Ocupar nosso evento, nossos espaços e nossas ideias. Ocupar para que pensemos, coletivamente, onde ecoam existências, resistências, reconstruções e ocupações múltiplas nas pesquisas que fazemos.

Por meio da interdisciplinaridade que caracteriza o programa, o EDICC promove encontros em pesquisas de acordo com as diferentes linhas de pesquisa do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC): Cultura científica e sociedade; Literatura, artes e comunicação; Informação, comunicação, tecnologia e sociedade; e Percepção Pública da Ciência e Tecnologia. Com isso, o escopo de trabalhos a serem submetidos ao EDICC é amplo e reflete as diferentes formações dos discentes e docentes do MDCC, que se debruçam sobre os entremeios dos conhecimentos sobre ciências, culturas, comunicação, tecnologias e artes.

Edital completo do evento: acesse aqui